Pentágono promove notícias made in EUA

O Pentágono contratou três empresas para a divulgação a nível mundial de informações encobertas produzidas nos Estados Unidos, no âmbito da alegada “luta contra o terrorismo”, informa o jornal “USA Today” na sua edição de 14 de Dezembro.

O objectivo é colocar notícias, anúncios publicitários e vídeos nos meios de comunicação mundiais, sem revelar que se trata de material procedente dos Estados Unidos. Para o efeito, o Pentágono já assinou três contratos em Junho, calculados em 100 milhões de dólares cada um, com as empresas Science Applications Corp., de San Diego (Califórnia), e a SYColeman, e o Lincoln Group, ambas de Washington.

Esta última empresa está actualmente a ser investigada por suspeita de ter pago a jornalistas iraquianos para que divulgassem nos seus meios de comunicação notícias favoráveis aos EUA elaboradas pelo Pentágono.

O programa, com um orçamento de 300 milhões de dólares, é dirigido por especialistas em “guerra psicológica” do Pentágono e tem como destinatário os países aliados de Washington e outros onde os EUA mantêm operações militares, afirmou ao “USA Today” o vice-diretor do Elemento Conjunto de Apoio a Operações Psicológicas do Pentágono, Mike Furlong.

Questionado pelo “USA Today”, um porta-voz de SYColeman disse que o trabalho que a sua empresa presta ao Comando de Operações Especiais do Pentágono “está mais no campo das relações públicas”; as outras duas empresas não quiseram comentar o assunto.

Segundo o jornal norte-americano, o Pentágono admite ainda patrocinar determinados sítios na Internet, bem como a produção de autocolantes e camisolas que veiculem mensagens consideradas úteis para os Estados Unidos.

Recorde-se que a legislação norte-americana proíbe a colocação de informação “encoberta” nos média do país, mas não impede essa prática em relação a outros países.

Partilhe