PEN distingue jornalistas da Etiópia

A Ethiopian Free Press Journalists Association (EFJA) foi distinguida com o prémio “Freedom to Write Award 2002”, um dos dois prémios anualmente atribuídos pelo PEN International a jornalistas, escritores e artistas. É a segunda vez que esta associação de jornalistas recebe uma distinção internacional no campo da liberdade de Imprensa.

A organização etíope foi distinguida pelo seu trabalho num ambiente hostil para os jornalistas. O presidente da EFJA, Kifle Mulat, disse que as leis do país têm de ser alteradas em conformidade com os padrões internacionais. “A polícia, os procuradores e os juízes têm de ser orientados sobre a forma de gerir os casos relacionados com a Imprensa”, disse Mulat, citado no sítio da Federação Internacional de Jornalistas.

O fim das restrições ao trabalho dos jornalistas foi também exigido pelo Comité para a Protecção dos Jornalistas (CPJ), de Nova Iorque. Após regressar de uma visita à Etiópia, uma delegação daquele comité condenou o Governo de Adis Abeba por manter em vigor leis de Imprensa de há dez anos, que impõem restrições severas ao trabalho dos jornalistas.

Além do prémio instituído pelo PEN, a EFJA, uma organização de jornalistas filiada na FIJ, fora distinguida em 1999 com o prémio Free Media Pioneer Award e foi nomeada, este ano, para o prémio da UNESCO para a liberdade de Imprensa.

Partilhe