Pelo direito à informação, lei da rolha não

Modelo de conferências de imprensa centralizadas, decidido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, penaliza sobretudo os órgãos de comunicação social regionais.

Em nome do direito à informação, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) discorda da decisão da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), considerando que as conferências de imprensa centralizadas condicionam e afastam os jornalistas da informação e das fontes identificadas.

A ANPC anunciou novas regras de comunicação, na terça-feira, que passam por fazer duas comunicações diárias centralizadas sobre os incêndios no país, afastando dessa função os comandantes das operações de socorro no terreno.

Ora, este modelo centralizado penaliza, sobretudo, os órgãos de comunicação social regionais, que nunca conseguirão estar presentes nas conferências de imprensa da ANPC. Estes órgãos de comunicação são essenciais para fazer chegar a informação às populações, tendo em consideração a proximidade que criam.

O SJ apela ao Ministério da Administração Interna para que altere esta decisão.

O SJ manifesta-se disponível para colaborar na elaboração de um protocolo que seja aplicado a este e outros cenários de crise.

Partilhe