Pedro Almeida Vieira lança “Corja maldita”

É apresentado esta quinta-feira, 13 de Maio, pelas 19 horas, no espaço da Porto Editora na Feira do Livro de Lisboa, o livro “Corja maldita”, um romance histórico do jornalista Pedro Almeida Vieira.

A obra, publicada pela Sextante, será apresentada por Helena Vasconcelos, jornalista e crítica literária, e por Jorge Couto, historiador e director da Biblioteca Nacional.

Nascido em 1969, Pedro Almeida Vieira iniciou-se no jornalismo em meados da década de 1990, na revista “Forum Ambiente”, tendo colaborado ainda com a “Grande Reportagem” e o “Expresso”, escrevendo sobretudo sobre ambiente, urbanismo e poder local.

A partir de 2003, ano em que recebeu o Prémio Nacional do Ambiente Fernando Pereira «Personalidade do Ano», entregue pela Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente, a sua actividade jornalística decresceu, dando contudo lugar à publicação de livros, começando pelo ensaio “O estrago da nação” (2003), sobre o estado do ambiente em Portugal.

Seguiram-se os romances históricos “Nove mil passos” (2004) e “O profeta do castigo divino” (2005), este último sobre a vida do jesuíta Gabriel Malagrida, o último condenado à morte em Portugal pela Inquisição, e, em 2006, o regresso aos ensaios, com “Portugal: o vermelho e o negro”, acerca da floresta portuguesa e os dramas e causas dos incêndios. Em 2009, publicou o romance “A Mão Esquerda de Deus”.

Partilhe