Patrícia Fonseca nomeada para prémio internacional

Uma reportagem sobre o conflito em Gaza, publicada no início do ano na “Visão”, da jornalista portuguesa Patrícia Fonseca, foi uma das dez finalistas na categoria de imprensa dos Prémios Bayeux Calvados para Correspondentes de Guerra, que foram entregues este sábado, 10 de Outubro, em França.

A vitória na categoria onde concorria a jornalista portuguesa coube a Christina Lamb, repórter do “The Sunday Times”, com um artigo sobre o Afeganistão, país que também foi alvo da reportagem que valeu a Paul Comiti (TF1) a vitória na categoria TV.

Jornalistas ao serviço da AFP ganharam as categorias de fotografia (Walter Astrada, sobre Madagáscar) e jovem repórter (Mohamed Dahir, com um trabalho sobre a Somália), enquanto profissionais a trabalhar para a BBC News conquistaram o troféu em rádio (Tim Franks, com uma peça sobre Israel) e em televisão de grande formato (Jeremy Bowen, com um trabalho sobre Gaza).

Por fim, o prémio do Público em Fotografia coube a Jérôme Delay (Associated Press), que fotografou o conflito no Congo.

Um dos mais prestigiados galardões jornalísticos a nível mundial, os Prémios Bayeux Calvados foram entregues em Bayeux, primeira terra francesa a ser libertada durante a II Guerra Mundial.

Partilhe