Parecer sobre notícia em “O Mirante” 2

Parecer do Conselho Deontológico sobre a queixa do Presidente da Secção de Almeirim do PSD à notícia publicada no semanário O Mirante de 4 de Julho de 2007.

Resumo

Na edição de 4 de Julho de 2007, o semanário regional Mirante publicou um artigo na página 18, não assinado, com o título «Medalha de honra a Cristina Branco não colhe unanimidade na Assembleia Municipal de Almeirim», acompanhado, na coluna ao lado, por um artigo de opinião do jornalista Alberto Bastos, director do referido órgão de comunicação social. O Presidente da Secção do Partido Social Democrata (PSD) de Almeirim, Humberto Costa Neves, apresentou queixa junto do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas por considerarem que houve violação dos deveres deontológicos e profissionais do jornalista Alberto Bastos.

Face à análise feita, o Conselho Deontológico considera que o teor da notícia relata os factos com rigor e exactidão, e que houve uma clara distinção entre opinião e notícia. Porém, julgou que incorrecta, por parte daquele órgão de comunicação social, a utilização da expressão veto, ou tentativa de veto, para fazer referências ao que foi sim uma abstenção dos eleitos do PSD na votação em Assembleia Municipal.

Partilhe