“Outubro Vermelho dos Jornalistas” no Brasil

Os sindicatos de jornalistas brasileiros vão promover, a 26 de Outubro, uma grande manifestação em defesa da exigência de formação superior para exercer a profissão, um protesto a que decidiram chamar “Outubro Vermelho dos Jornalistas”.

A necessidade de diploma para exercer jornalismo no Brasil foi suspensa em Outubro de 2001 e está há quatro anos na justiça, estando marcada para 26 de Outubro a apreciação do tribunal ao recurso interposto pela Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ) e o Sindicato de Jornalistas de São Paulo (SJSP).

Estão a ser preparadas uma grande manifestação em São Paulo, no dia do julgamento, e vigílias em todos os estados do Brasil, nas quais os jornalistas preocupados com a defesa do diploma se devem vestir de vermelho, a cor desta campanha para “a reconquista de um dos princípios da regulamentação profissional dos jornalistas”.

Ainda no âmbito desta luta dos profissionais da comunicação brasileiros, o jornalista aposentado Manoel Victal Barbosa iniciou a 1 de Outubro um percurso a pé de São Paulo a Salvador, cidade baiana que fica a mais de 1700 quilómetros de distância e onde deve chegar em meados de Dezembro.

Envergando uma camiseta com os dizeres “Sou Jornalista, sou resistente”, Manoel Victal Barbosa é apoiado pela FENAJ e pelo SJSP, numa iniciativa que tem como pontos importantes a defesa da formação específica do jornalista, da Liberdade de Imprensa e do Conselho Federal dos Jornalistas.

Partilhe