Os média na luta contra a sida

Sob a égide da ONU, responsáveis por grandes grupos mundiais da comunicação social assinaram um acordo, a 15 de Janeiro, comprometendo-se a participar na luta contra a sida.

Entre os subscritores do acordo contam-se o grupo japonês NHK, a rede britânica BBC, a cadeia de televisão francófona TV5, um grupo sul-africano, o grupo russo Gazprom-Media, a televisão chinesa e o gigante das comunicações dos Estados Unidos, a Time Warner.

Para o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, patrocionador da iniciativa juntamente com Bill Gates, o fundador da Microsoft, os média podem “fazer sair esta doença da obscuridade e fazer com que as pessoas falem dela abertamente, de uma maneira informada”.

No seu encontro com os representantes dos média que subscreveram o acordo, Kofi Annan manifestou-se favorável a séries televisivas que mostrem pessoas atingidas pela sida a enfrentar a doença. O secretário-geral da ONU pediu ainda aos média que façam da batalha contra a sida “uma prioridade” e anunciou o lançamento de uma “iniciativa geral dos média” para informar as pessoas sobre os meios de combater a doença.

Partilhe