Os média como impulsionadores da sociedade da informação

Reflectir sobre o papel dos média como impulsionadores da sociedade da informação é o objectivo da 8ª Conferência Mundial de Economia e Gestão dos Média, que se realiza a 19 e 20 de Maio na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, numa organização do Journal of Media Economics, da Media XXI e do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP.

O programa deste evento bienal que se realiza desde 1994 começa logo pelas 9 horas, com a sessão de abertura, a que se seguirá, às 9h45, um painel sobre Os Desafios dos Média e as Novas Plataformas, onde serão abordadas questões como as dinâmicas de mercado da Pay TV em Portugal e na Europa, os desafios e oportunidades que o digital traz à indústria do cinema ou a convergência entre os filmes e os videojogos.

Depois de uma pausa para café, o segundo painel focar-se-á na competição, concentração e consolidação dos média, havendo comunicações sobre a imprensa gratuita, os mecanismos que conduzem ao aumento da concentração de meios e ainda quais os motivos para as aquisições no sector.

À tarde, o painel 3 debaterá os desenvolvimentos regionais e globais nas telecomunicações, média e tecnologias de informação (TMT), com contributos de investigadores holandeses, suíços, italianos e norte-americanos, a que se seguirá um pequeno intervalo e um conjunto de várias sessões paralelas, todas com início às 16 horas.

As opções repartem-se entre: as fontes e efeitos de inovação na indústria dos média; o controlo empresarial e o desempenho das empresas de média; o controlo empresarial e as escolhas comportamentais; e dois painéis distintos sobre o mercado ibero-americano dos média, um moderado por Juan Pablo Artero e Arons de Carvalho e o outro por Aldo van Weezel e Rogério Santos.

O dia terminará por volta das 18 horas com as intervenções de João Palmeiro, presidente da Associação Portuguesa de Imprensa, e do ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva.

Na terça-feira, os trabalhos começam pelas 9h15, com a apresentação de um livro sobre o ambiente mutável do negócio dos média, a que se seguirá, pelas 9h45, um painel sobre opções de receita e modelos de negócio.

Ainda de manhã, pelas 11h15, será apresentado mais um livro, este sobre as mudanças, desafios e oportunidades na gestão moderna dos média, seguida de comunicações acerca dos factores de sucesso de firmas e tecnologias.

À tarde, o painel das 14 horas abordará as influências no conteúdo nos produtos de média, seguido da apresentação de um livro sobre a crise do audiovidual europeu.

Às 16 horas, as sessões paralelas têm as seguintes temáticas à escolha: políticas públicas para o sector dos média; mercado dos média e opções estratégicas; e dois painéis distintos sobre o mercado de média ibero-americano, um moderado por Catarina Burnay e Mercedes Medina e o outro por Alejandro Pardo e Eduardo Cintra Torres.

Pelas 17h45 terá lugar a sessão de encerramento, com a presença de Alan Albarran e Steve Wildman, da comissão organizadora internacional, de Rogério Santos, pela comissão organizadora nacional, de Jorge Fazenda Lourenço, director do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, de Estrela Serrano, membro da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, e de Teresa Ribeiro, do Gabinete dos Meios para a Comunicação Social.

Partilhe