Orlando Raimundo lança “A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo”

Reflectir sobre arte e a técnica da entrevista é um dos objectivos do livro “A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo”, da autoria de Orlando Raimundo, que é apresentado a 17 de Maio, pelas 18 horas, no piso 7 do El Corte Inglés, em Lisboa.

Editada pela MinervaCoimbra, com o apoio do Instituto da Comunicação Social, esta obra conta com um prefácio do sociólogo Paquete de Oliveira e será apresentada pela jornalista Judite de Sousa.

“Numa época em que os géneros jornalísticos facilmente ‘se travestem’ ou, arbitrariamente, são utilizados numa mescla pouco distintiva, analisar questões estilísticas, deontológicas e éticas, a propósito da entrevista, é construir um contributo de grande repercussão para investigar problemáticas que marcam a arte e a técnica de fazer jornalismo hoje”, escreve no prefácio Paquete de Oliveira.

Este trabalho resulta do aprofundamento da tese de pós-graduação de Orlando Raimundo no ISCTE e é mais uma incursão do autor no terreno da reflexão sobre o jornalismo, depois de “A linguagem dos jornalistas”, publicado em 1991.

Definindo-se de há um ano a esta parte como “investigador independente”, Orlando Raimundo está a actualmente a trabalhar numa biografia de António Ferro, “o inventor do salazarismo”, depois de ter publicado em 2003 o livro “A última dama do Estado Novo e outras histórias do marcelismo”, onde relatou episódios inéditos sobre Marcello Caetano e a respectiva família.

Partilhe