Ordem do Infante para a Casa da Imprensa

O Presidente da República, Jorge Sampaio, fez a Casa da Imprensa membro honorário da Ordem do Infante, no decorrer da sessão comemorativa do centenário daquela instituição mutualista, a 27 de Abril.

Na intervenção que abriu as comemorações, o presidente do Conselho de Administração da Casa da Imprensa, Fialho de Oliveira, criticou o Estado por continuar a “não honrar os compromissos assumidos” com a instituição, facto que poderá pôr em risco a Casa do Jornalista, “uma quase centenária ambição da classe” que é defendida por uma frente solidária composta pela Casa da Imprensa, o Sindicato dos Jornalistas e o Clube dos Jornalistas.

Fialho de Oliveira aproveitou ainda a ocasião para anunciar o lançamento, ainda este ano, do livro “Cem Anos ao Serviço dos Jornalistas” – uma história da Casa da Imprensa escrita por Afonso Serra e Mário Branco e coordenada por João Alferes Gonçalves – e iniciativas como a Gala do Centenário, no Casino Estoril, a Grande Noite do Fado, no Teatro S. Luís, e “As conversas de jornalistas”, em Lisboa e no Porto, onde se irão debater vários temas.

A esta intervenção seguiu-se uma análise da evolução do mutualismo na Europa por parte de Maria de Belém Roseira e a entrega de diplomas de associados beneméritos a António Costa Leal, Maria Leonor Beleza e Vítor Melícias e de medalhas do Centenário aos associados com mais de 50 anos de inscrição.

Num discurso breve, o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, lembrou que sem liberdade de imprensa não há democracia, a que se seguiu o encerramento da sessão por Jorge Sampaio, que frisou que “a necessária modernização da economia e o celebérrimo aumento da competitividade não podem ser feitos à custa de direitos sociais fundamentais”.

Medalha de Honra de Lisboa

A Casa da Imprensa foi recentemente também agraciada pela Câmara Municipal de Lisboa com a Medalha de Honra da Cidade, na sequência de uma petição subscrita por 350 jornalistas.

A atribuição foi aprovada por unanimidade em reunião da vereação da Câmara, a 13 de Abril.

Partilhe