Operadores de câmara iraquianos recebem curso de segurança

Oito operadores de câmara iraquianos receberam formação de segurança do Instituto Internacional para a Segurança da Imprensa (INSI), no âmbito do prémio Mohammed Amin, galardão atribuído em memória do operador de câmara morto em 1996 a bordo de um avião sequestrado.

“Muitas das imagens que nos chegam do Iraque não foram gravadas por pessoal das agências, nem por freelancers ocidentais”, mas por “operadores de câmara freelance iraquianos”, frisou Salim Amin, director da Fundação Mohammed Amin e filho do profissional que dá nome ao prémio.

Entre outras coisas, os participantes aprenderam como evitar ser um alvo, a ser auto-suficientes, gerir conflitos, lidar com multidões hostis ou reagir da melhor maneira a tiroteios, postos de controlo, sequestros e minas, além de primeiros socorros básicos.

A formação foi organizada em Bagdade por Sarah de Jong, directora de projecto do INSI, e ministrada pela AKE em inglês, com tradução em árabe. No total, as acções de formação gratuitas do INSI no Iraque já abrangeram mais de 125 jornalistas.

Partilhe