Observatório de imprensa para o mundo árabe em Marrocos

A Federação de Jornalistas Árabes (FAJ) abriu a 10 de Julho em Rabat, Marrocos, um observatório de imprensa, que visa supervisionar o estado da liberdade de imprensa e documentar as condições sociais e profissionais dos jornalistas do mundo árabe.

A cerimónia de abertura contou com a presença de centenas de jornalistas, representantes do governo e da sociedade civil, parlamentares e administradores dos média, bem como do presidente da Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), o britânico Jim Boumelha.

Considerando que a nova entidade é “um enorme salto em frente”, Jim Boumelha frisou que “agora há ferramentas para escrutinar o estado da liberdade de imprensa na região e emitir informações variadas, actualizadas e credíveis sobre assuntos relacionados com os média”, mostrando-se confiante de que o trabalho do observatório vai ajudar a “aumentar a consciencialização para os problemas que os jornalistas enfrentam”.

Uma das primeiras tarefas do observatório – que vai ser gerido pelo Sindicato Nacional da Imprensa Marroquina (SNPM) – será publicar o mais recente relatório anual compilado pela Comissão de Liberdade de Imprensa da FAJ.

Partilhe