O SJ e as buscas ao Grupo Lena

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas informa ter recebido garantias da Direcção do jornal “Região de Leiria” de que este jornal não foi alvo de buscas no âmbito das investigações judiciais que abrangem o Grupo Lena, em Leiria, nem esteve em risco o sigilo profissional de jornalistas.

Em comunicado, a propósito de notícias que indicam a ocorrência de buscas no “Região de Leiria”, a Direcção do SJ esclarece que o seu presidente não foi convocado para qualquer diligência nos termos do artigo 11.º do Estatuto do Jornalista e que manteve contactos com a Direcção do jornal.

Comunicado
O SJ e as buscas no Grupo Lena

Estando a ser divulgada a informação de que, no âmbito de investigações judiciais em curso ao Grupo Lena, foi realizada uma busca no jornal “Região de Leiria”, a Direcção do Sindicato dos Jornalistas esclarece:

1. As buscas a órgãos de comunicação social só podem ser realizadas quando presididas por um juiz de instrução criminal e a presença do presidente do Sindicato dos Jornalistas, notificado previamente para o efeito, como determina o Estatuto do Jornalista (Art.º 11.º, n.º 6).

2. O presidente do SJ não foi convocado para qualquer diligência tendo como alvo o “Região de Leiria” ou qualquer instalação relacionada com a entidade detentora desta publicação, a “Sojormedia”, que integra o universo do referido grupo.

3. Contactada pelo presidente do SJ, a Direcção do jornal deu garantias de que as buscas noticiadas não abrangeram a Redacção do “Região de Leiria” ou qualquer das actividades desta publicação, não tendo estado em risco a protecção de sigilo profissional de jornalistas.

Lisboa, 22 de Novembro de 2014

A Direcção

Partilhe