“O Processo Casa Pia na Imprensa” em livro

Os jornalistas Nuno Ivo e Oscar Mascarenhas são os autores de “O Processo Casa Pia na Imprensa – A Nuvem de Chumbo”, recentemente editado na colecção “Cadernos DQ Reportagem”. O livro “é um relato distanciado e exclusivamente baseado no que foi publicado em jornais e em páginas de Internet” sobre o processo de pedofilia relacionado com a Casa Pia de Lisboa.

O livro reporta o que sobre o caso foi sendo publicado, na Imprensa e on-line, desde Novembro de 2002 e constitui-se como uma interpretação dos tratamentos jornalísticos utilizados e das suas responsabilidades nessa “nuvem de chumbo” que se abateu sobre o país.

Este é o terceiro título da nova colecção da Dom Quixote, que já publicou “O Estrago da Nação”, de Pedro Almeida Vieira – que “é um retrato social de um país enleado em graves problemas, muitos dos quais resultantes da forma como maltratou, ou não soube proteger, os seus recursos naturais” –, e “Olhem Para Mim”, de Fernanda Câncio – uma “reportagem sobre manequins, escolar, agências, sonhos, concursos, frustrações e sucessos no mundo da moda em Portugal”.

A colecção, segundo o seu director, o jornalista José Vegar, “pode proporcionar aquilo que nos nossos dias os órgãos de comunicação social raramente concedem aos seus assalariados: tempo e espaço”.

Partilhe