O PASSADO E O PRESENTE

Ao longo dos tempos, com o objectivo de obter fundos para enfrentar os elevados encargos da sua acção, especialmente na área da assistência médica e medicamentosa, a Casa da Imprensa tem recorrido a iniciativas de dimensão nacional, de que permanecem duas de grandes tradições: os Prémios Bordalo e a Grande Noite do Fado.

Desde praticamente a sua existência, a Casa da Imprensa teve (e tem) de providenciar a organização de vário tipo de iniciativas, como forma de obter receitas suplementares para o seu equilíbrio económico-financeiro.

Foram percursores e relevantes os três Festivais Internacionais de Arte Cinematográfica e os dois Festivais Internacionais de Teatro que promoveu. Mas também em seu benefício se realizaram estreias de cinema e espectáculos teatrais, mercê do apoio das gerências de algumas salas de Lisboa. E organizou outros eventos, inclusive encontros de futebol, e, durante alguns anos, a Corrida da Imprensa, que se constituíu acontecimento sempre aguardado na temporada tauromáquica.

Mantêm-se duas organizações: a Grande Noite do Fado, com mais de 50 anos no Coliseu de Lisboa, e desde 1995 também no Coliseu do Porto, e a Grande Gala dos Prémios Bordalo da Imprensa, com que se deu ainda maior expressão aos Prémios da Imprensa, instituidos em 1962, e por muito tempo a única iniciativa do género.

A Casa da Imprensa, que promoveu, em tempos, o Prémio de Reportagem Artur Portela, passou a instituir, desde 1984, o Prémio de Reportagem Norberto Lopes, com uma doação de 5.000.000$00 do seu patrono.

Partilhe