O papel da informação na cultura da infância em debate no Porto

A Fundação Cupertino de Miranda, no Porto, acolhe a 29 de Outubro o seminário “A cultura da infância numa sociedade democrática: contributos e responsabilidades. A mais-valia da informação/ comunicação”, onde estarão em foco as problemáticas ligadas à infância na óptica dos média.

Organizado pela Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), em parceria com o Instituto da Segurança Social, I.P. (ISS) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ), o debate visa juntar jornalistas e especialistas ligados às crianças, em diversas áreas como a protecção social, a Justiça e a Psicologia.

A intenção, segundo a organização, é “potenciar o papel informativo e reflexivo dos órgãos de comunicação social na construção social da realidade referente à protecção das crianças e jovens, em particular as que se encontram em risco ou perigo, e à promoção dos seus direitos”.

O seminário tem início com uma sessão de abertura, pelas 9h30, em que participarão Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente do Conselho de Administração da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda; Edmundo Martinho, presidente do ISS; Armando Leandro, presidente da CNPCJR; e Alfredo Maia, presidente do SJ. Armando Leandro será o orador no primeiro painel, em que fará uma apresentação do Sistema de Promoção e Protecção em Portugal.

Às 11h00 terá início o segundo painel, moderado por Manuel Vilas Boas, jornalista da TSF, em que se fará a análise de uma situação concreta, na óptica dos média, com a jornalista Leonor Paiva Watson (Jornal de Notícias), e na óptica da Justiça, com o representante da Procuradoria-Geral da República na CNPCJR. Será analisado o percurso de um caso numa Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, de uma criança ou jovem em risco, o processo de cobertura jornalística e a responsabilidade dos meios de informação no sistema de promoção e protecção.

“Os direitos fundamentais à informação e à privacidade: que concordância prática à luz dos valores e princípios do Sistema de Promoção e Protecção?” é o tema da tertúlia que decorrerá a partir das 14h00, com a moderação de Joana Marques Vidal, Procuradora Geral Adjunta, e Estrela Serrano, socióloga e membro do Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, como oradora. Os comentadores do painel serão Paquete de Oliveira, provedor dos telespectadores, Jaime Milheiro, psicanalista, Pedro Mourão, da Comissão para a Carteira Profissional do Jornalista, Paulo Agostinho, editor-adjunto da Agência Lusa, Carlos Magno, jornalista, Manuel António Pina, jornalista e escritor, Lídia Maropo, Investigadora do Centro de Investigação Media e Jornalismo, e Sara Pereira, investigadora da Universidade do Minho, e um representante de jovens. Ao painel seguir-se-á um debate com intervenção de todos os participantes e assistência.

A sessão de encerramento, com início às 17h00, será presidida por Armando Leandro, presidente da CNPCJR sendo o orador Orlando César, presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas.

Partilhe