O impacto da austeridade no jornalismo

A Federação Europeia dos Jornalistas (FEJ) apresentou esta semana em Skopje, Macedónia, o resultado do estudo que realizou junto dos seus associados sobre o impacto da austeridade no jornalismo. Em foco, entre outros aspectos, está o elevado desemprego entre os jornalistas, sobretudo nos países gravemente afectados pelas medidas de austeridade, como a Espanha, Grécia e Portugal.

O estudo, em que o SJ participou respondendo ao inquérito da FEJ, foi divulgado durante uma reunião de sindicatos, presidida pelo Presidente da FEJ Mogens Blicher Bjerregård.

O trabalho, que contou com a colaboração de 42 organizações sindicais membros da FEJ, retrata as “ansiedades, frustações e o pessimismo reinante no sector do jornalismo”, mas também a “emergência de um novo espírito entre os jornalistas que visa «tomar nas mãos o seu próprio destino», o que constitui a prova concreta da reflexão sobre os novos modelos de financiamento do jornalismo”, refere a organização.

Como sublinha a FEJ, “este estudo inscreve-se na continuação de um inquérito anterior designado «Gerar a mudança» que examina as estratégias e as linhas políticas dos filiados da FEJ face às alterações que afectam o sector do jornalismo através da Europa”.

Estão disponíveis versões em inglês, francês e Alemão (em anexo).

Partilhe