“O Comércio do Porto” e “A Capital” em crise

As perspectivas de sobrevivência dos jornais “O Comércio do Porto” e “A Capital” tornaram-se repentinamente sombrias, mas não podem ser aceites como definitivas, afirma o Sindicato dos Jornalistas (SJ) em comunicado divulgado a 25 de Julho.

O SJ, que se mantém em contacto com a Administração e com os activistas sindicais em ambas as redacções, exorta o accionista detentor de ambos os jornais – o Grupo “Prensa Ibérica” – a prosseguir o programa de recuperação dos dois títulos, cuja existência faz parte do património das cidades do Porto e de Lisboa.

É o seguinte o texto, na íntegra, do Comunicado do SJ:

Em defesa de “O Comércio do Porto” e de “A Capital”

1. O Sindicato dos Jornalistas acompanha com grande preocupação a grave situação nos jornais “O Comércio do Porto” e “A Capital”, cujas perspectivas de sobrevivência se tornaram repentinamente sombrias mas que não podem ser aceites como definitivas.

2. Com efeito, além de fazerem parte do património das cidades do Porto e de Lisboa e de ocuparem importantes posições na história da Imprensa portuguesa (o “CP” é aliás o periódico mais antigo do Continente) ambos os jornais traduzem um esforço exemplar de dedicação e profissionalismo de todos quantos os produzem diariamente que não pode ser desperdiçado.

3. O Sindicato dos Jornalistas, que se mantém em contacto com a Administração e com os activistas sindicais em ambas as redacções, é aliás uma testemunha privilegiada desse esforço e dessa dedicação, os quais acompanha de perto, pois tem vindo a negociar com a Empresa importantes medidas de regulação das condições de trabalho

4. Conhecendo tal esforço, o SJ está pois em condições de exortar publicamente o accionista detentor de ambos os jornais – o Grupo “Prensa Ibérica” – a prosseguir o programa de recuperação de “O Comércio do Porto” e de “A Capital” e a não desistir de salvar estes dois títulos da Imprensa portuguesa.

5. O SJ exorta igualmente a Administração a prosseguir o seu esforço de resolução da situação das publicações tendo em conta os direitos e interesses dos jornalistas e de outros trabalhadores que têm dado o melhor das suas capacidades pela manutenção dos dois jornais.

6. A Direcção do SJ desenvolverá ainda hoje novos contactos com a Administração, com a qual está prevista uma reunião nos próximos dias.

Lisboa, 25 de Julho de 2005

A Direcção

Partilhe