Novas regras de acreditação na Chechénia

A 1 de Agosto, as regras de acreditação para jornalistas na Chechénia foram alteradas, tendo agora os repórteres de pedir autorização ao Ministério dos Assuntos Internos (MVD) da Rússia, noticiou o jornal russo “Kommersant”.

Com esta alteração, a supervisão dos jornalistas deixa de estar directamente ligada ao gabinete do assessor presidencial Sergey Yastrzhembskiy – que, na prática, já não fazia qualquer tipo de controlo há seis meses – e passa a depender do MVD, entidade responsável pelas acções contra-terroristas na Chechénia e, logo, uma das partes envolvidas no conflito.

Os requisitos para obter a acreditação mantêm-se idênticos ao que já eram, e incluem, entre outras coisas, um seguro de vida e a proibição de revelar os nomes de unidades militares, suas localizações e informação pessoal sobre os agentes.

Em conferência de imprensa, a porta-voz do MVD, Vera Falyakhova, garantiu que o novo procedimento vai facilitar muito o trabalho jornalístico, “a menos que os jornalistas desrespeitem as regras”.

No entanto, o cumprimento ou não das regras passa a ser avaliado pelo MVD, o que faz com que passe a existir o risco de este usar os seus poderes legais para afastar qualquer jornalista que escreva ou diga algo incómodo para o lado russo do conflito checheno.

Partilhe