Nova vaga de detenções de jornalistas na Eritreia

Nove jornalistas de órgãos de comunicação social estatais da Eritreia estão detidos desde 12 de Novembro, sem que até ao momento tenha sido dada qualquer justificação oficial sobre o assunto.

Segundo uma fonte da Repórteres Sem Fronteiras (RSF), os jornalistas detidos são acusados de serem amigos de, ou estarem em contacto com, jornalistas exilados, registando-se “um estado de alerta máximo no governo devido à recente fuga de vários jornalistas veteranos que detinham postos-chave no Ministério da Informação”.

Esperando que esta nova vaga de detenções de jornalistas não seja encarada pela comunidade internacional com a indiferença da anterior, ocorrida poucos dias depois do 11 de Setembro de 2001, a RSF afirma que, com base na informação que obteve acerca do centro de detenção de Eiraeiro, tem “razões para temer pela segurança física e mesmo pela vida dos jornalistas que foram detidos”.

De acordo com dados da RSF, a Eritreia é actualmente a maior prisão de jornalistas em África, com 22 jornalistas detidos, e a terceira maior do mundo, logo a seguir à China (32) e a Cuba (23).

Partilhe