“Notícias da Amadora” ganha Associação de Amigos

Durante o mês de Fevereiro foram dados os primeiros passos para a criação da Associação dos Amigos do Notícias da Amadora (aaNA), uma organização que tem por objectivo reforçar a solidariedade dos leitores para com este título da imprensa regional fundado a 25 de Outubro de 1958.

Constituída por leitores, colaboradores, jornalistas e demais trabalhadores do jornal, a aaNA surgiu como forma de reconhecer o “papel relevante” do “Notícias da Amadora” no “exercício e conquista das liberdades democráticas, designadamente a liberdade de imprensa”.

Entre outros objectivos, a aaNA pretende contribuir para assegurar os meios necessários à produção do jornal em condições de independência, garantir a expressão da pluralidade e a igualdade de tratamento noticioso, defender a imprensa regional e a prática de um jornalismo cívico e promover o debate e reflexão públicos.

A associação recém-criada visa também organizar a participação crítica dos leitores, educar para os Média e preservar o património e cultura editorial do “Notícias da Amadora, cujo arquivo de provas censuradas “é um acervo único e constitui um fundo documental para a compreensão dos mecanismos de coerção”. Além disso, como destaca a aaNa, “as edições do NA são fonte histórica de acontecimentos locais, regionais e nacionais” e a sua orientação editorial “originou uma cultura específica”.

Com vista a aumentar o número de apoiantes e associados e incrementar as actividades da aaNA, realiza-se na tarde de 5 de Março uma reunião nas instalações da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

A aaNA pretende igualmente criar grupos de trabalho para a concretização dos objectivos da Associação e prosseguir a preparação dos colóquios previstos no seu programa de actividades, estando o primeiro – subordinado ao tema “Mulheres autarcas, para fazer o quê?” – agendado já para dia 12 de Março no Auditório Municipal da Amadora.

O ciclo de colóquios para debater a participação das mulheres nas autarquias, que vai contar com a presença de autarcas dos concelhos da Amadora, Oeiras e Sintra, incluirá ainda, a 16 de Abril, uma reflexão sobre o sistema democrático, intitulada “Democracia participativa – E se ouvissem o outro?” e, em Maio, o simpósio “Vida sindical – Egoísmo de classe ou altruísmo?”, onde serão mostradas provas de censura do “Notícias da Amadora”.

Partilhe