Negócio escandaloso por esclarecer na TV Guia

O Sindicato dos Jornalistas considera escandalosa a eventual venda, por um euro, das revistas “TV Guia ” e “Guia” à Cofina, exige que sejam tornadas públicas todas as condições contratuais do negócio e reclama a intervenção do ministro Morais Sarmento.

A venda pelo Conselho de Administração da RTP da empresa que edita aquelas publicações foi noticiada pela Imprensa e não foi desmentida. Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) reafirma a sua solidariedade com os 82 trabalhadores da empresa. Estes têm razões para temer pelos seus postos de trabalho, dadas as práticas que a Cofina tem seguido nas empresas de comunicação social que já adquiriu.

O SJ reafirma que a empresa é uma mais-valia para a RTP e apela à intervenção do ministro da Presidência, no sentido de os representantes dos trabalhadores serem ouvidos pelo Conselho de Administração da RTP.

É o seguinte o texto integral do comunicado do SJ:

A VENDA ANUNCIADA DA TV GUIA POR UM EURO

“Segundo notícias publicadas na Imprensa, não desmentidas, o Conselho de Administração da RTP terá vendido a empresa que edita as revistas “TV Guia” e “Guia” à Cofina, por UM EURO!

Trata-se de uma empresa de capitais públicos que foi lucrativa até 1997 e que contribuiu com 6,5 milhões de contos de lucros para a RTP, dos quais apenas cerca de 700 mil contos foram reinvestidos na própria editora.

“A TV Guia Editora foi, ao longo dos últimos anos, impedida de se expandir pela RTP, que não autorizou as medidas necessárias para acompanhar a evolução do mercado e lhe impôs conselhos de gerência que se distinguiram pela incompetência. Apesar disso, a empresa apresenta uma situação líquida negativa (diferença entre o passivo e o activo) que não vai além dos 700 mil contos.

“Vários investidores privados manifestaram interesse na compra da editora, o que comprova que é uma empresa recuperável e susceptível de gerar lucros mas levanta uma grande perplexidade sobre o valor da venda anunciada: UM EURO!

“Os 82 trabalhadores da editora temem que este negócio traga consequências funestas para o futuro dos seus postos de trabalho, como, aliás, tem sido prática da Cofina nas empresas que tem adquirido.

“A Comissão Intersindical da editora, perante a incapacidade do gerente que resta na empresa em dar informações sobre o processo da venda, solicitou anteontem uma reunião urgente com o Conselho de Administração da RTP, o qual ainda não deu qualquer resposta.

“Perante esta situação, o Sindicato dos Jornalistas:

“1. Considera escandalosa e injustificada a eventual alienação de uma empresa de capitais públicos pela irrisória quantia de UM EURO;

“2. Reclama que sejam tornadas públicas todas as condições contratuais desse eventual negócio;

“3. Reafirma que a empresa tem potencial para voltar a ser uma mais-valia para a RTP;

“4. Exige que sejam respeitados os legítimos interesses e a dignidade dos trabalhadores, que deram muitos anos de esforço e dedicação à empresa;

“5. Alerta o Ministro da Presidência, Morais Sarmento, para a necessidade de uma intervenção política digna do Estado de Direito, nomeadamente instando o Conselho de Administração da RTP a dialogar com as estruturas representativas dos trabalhadores;

“6. Reafirma aos trabalhadores da editora TV Guia a sua solidariedade e a disponibilidade para encetar as acções que se entenderem as mais adequadas para a salvaguarda dos seus direitos fundamentais.”

Partilhe