O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento, a 24 de Julho, em Lisboa, de Rui Afonso Gonçalves Cartaxana, decano dos jornalistas desportivos.
Rui Cartaxana, associado do SJ com o n.º 387, contava 79 anos. Iniciou a actividade profissional em 1959, tendo trabalhado entre 1974 e 1978 em “O Século”, “O Dia” e “A Luta”; após uma breve interrupção da actividade ingressou no “Diário Popular”, onde exerceu as funções de Coordenador, Subchefe de Redacção e Chefe de Redacção Adjunto. Saiu depois para o jornal desportivo “Record”, onde exerceu o cargo de Director durante 12 anos (entre 1986 e 1998).
Ao longo da sua vida profissional, Rui Cartaxana foi distinguido por várias vezes, nomeadamente com o Prémio «Gazeta» em 1984.
O corpo estará em câmara ardente amanhã, sábado na Igreja dos Olivais, entre as 17.00 e as 24.00 horas. As cerimónias fúnebres realizam-se domingo, às 11.00 horas, no cemitério dos Olivais, onde o corpo de Cartaxana será cremado.
A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do antigo camarada de profissão agora desaparecido.