Na morte de Rogério Fernandes

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento, a 04 de Março, em Lisboa, do professor catedrático e antigo jornalista Rogério António Fernandes.

O Professor Rogério Fernandes, catedrático jubilado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, era licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas pela Faculdade de Letras da UL e doutorado em Educação (História e Filosofia da Educação). Foi presidente do Instituto Irene Lisboa e autor de numerosa bibliografia nas áreas de História e Filosofia da Educação.

Entre 1960 e 1974 desenvolveu intensa actividade como crítico, ensaísta, tradutor, jornalista e investigador. Em 1962 iniciou a sua colaboração na “Seara Nova”, revista de referência dos intelectuais antifascistas durante a ditadura, onde exerceu os cargos de subdirector e director até 1967, ano em que ingressa no jornal “República”; em 1968 entra no jornal “A Capital”, onde foi redactor, subchefe e chefe de redacção, e onde coordenou a Secção de Educação até 1970.

Adere ao Partido Comunista Português após o 25 de Abril de 1974, tendo sido seu representante no Conselho Nacional de Educação entre 1988 e 1990; ainda em 1974 foi convidado por Vitorino Magalhães Godinho, ministro da Educação do 2.º Governo Provisório, para exercer o cargo de Director Geral do Ensino Básico, de que viria a ser exonerado em 1976 pelo então ministro da Educação, Sottomayor Cardia, por motivos políticos. Foi ainda vice-presidente do Conselho Nacional de Alfabetização e de Educação de Base de Adultos, organismo que funcionou no âmbito da Assembleia da República.

A partir dos anos 80 passou a dedicar-se quase exclusivamente à actividade académica, que aliou com uma intensa actividade de divulgação cultural em sindicatos, associações e colectividades de vário tipo. Presidiu ainda à direcção nacional do Instituto Irene Lisboa, dedicado à formação de professores, entre 1994 e 2001. Como reconhecimento pela sua acção em prol da Educação e da Democracia foi condecorado, em 2002, com a Grã Cruz da Ordem da Instrução, pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

Jubilou-se em 2003, por limite de idade, embora nunca tenha deixado de trabalhar.

O corpo de Rogério Fernandes encontra-se desde as 15h00 de hoje na casa mortuária, junto da igreja de Santa Joana Princesa, na Av. Estados Unidos da América. O funeral realizar-se-á amanhã no cemitério do Lumiar.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do antigo camarada de profissão e destacado democrata agora desaparecido.

Partilhe