O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento, a 19 de Março, do antigo jornalista e actual presidente da Cooperativa de Solidariedade Social do Povo Portuense, José Mendonça.
Nascido em Braga a 26 de Março de 1942, José Mendonça faleceu vítima de cancro, no Instituto Português de Oncologia, no Porto. O corpo está em câmara ardente na capela mortuária da Igreja da Lapa, no Porto, e o funeral realiza-se sábado às 10h00, no cemitério da Lapa.
José Mendonça, que foi associado do SJ, iniciou a sua carreira de jornalista no diário “O Primeiro de Janeiro”, passando depois para “O Comércio do Porto”. Em Junho de 1978 entrou para a agência noticiosa ANOP e foi subchefe de redacção interino na delegação do Porto de Maio de 1980 a Dezembro 1981, sendo igualmente responsável dos serviços informativos do Porto até Junho de 1982.
Foi delegado da agência Notícias de Portugal (NP) do Porto de Novembro de 1982 até 1986, ano em que iniciou funções na agência LUSA, onde se manteve até Novembro de 2001, como coordenador do Desporto. José Mendonça retirou-se do jornalismo em 2001, dedicando-se de seguida a causas sociais.
José Mendonça foi ainda treinador de futebol durante muitos anos, em escalões secundários.
A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do antigo camarada de profissão agora desaparecido.