Na morte de José António Gonçalves

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do poeta e jornalista José António Gonçalves, a 29 de Março, na sua casa em Santa Luzia, na Madeira.

Nascido a 13 de Junho de 1954 no Funchal, José António Gonçalves era o sócio nº 463 do SJ e iniciou a sua actividade jornalística em Agosto de 1974, no “Jornal da Madeira”, onde durante a década de 1970 dirigiu a página literária “Poesia 2000”.

A partir de 1993 foi responsável pelo suplemento de Cultura do “Notícias da Madeira”, e teve ainda experiências como guionista de documentários no cinema – “Açores Outono” e “Madeira, Bordado de Sonho” – e na televisão, ao serviço da RTP-Madeira.

Foi delegado sindical e membro do Conselho de Redacção do “Jornal da Madeira” e ainda membro da Comissão Instaladora da Direcção Regional do Sindicato dos Jornalistas da Madeira.

Em termos literários, José António de Freitas Gonçalves pertencia aos órgãos directivos da Associação Portuguesa de Escritores (APE) e era presidente da Associação de Escritores da Madeira, a qual ajudou a fundar em 1989.

Revelou-se como escritor em 1973, num dos capítulos do livro “O Poeta Faz-se aos Dez Anos”, de Maria Alberta Menéres, e deixou uma bibliografia de quase vinte livros, onde se incluem obras como “O Sol na Gaveta”, “O Esconderijo do Caruncho” ou “Memórias das Cãs de Pedra”.

Premiado por várias vezes, recebeu recentemente o galardão de Mérito Cultural pela obra desenvolvida na Região Autónoma da Madeira.

O corpo está na capela do cemitério de S.Martinho de onde sai às 16 horas para jazigo do mesmo. Às 15h30 realiza-se missa de corpo presente sendo evocado o seu percurso poético e intelectual.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão agora desaparecido.

Partilhe