Na morte de José Alberto Sousa

O Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte do jornalista José Alberto Sousa, aos 58 anos, ocorrida na noite do passado dia 24 de Maio, em Lisboa.

José Alberto Sousa, que estava internado no Hospital da Luz há várias semanas, segundo fontes familiares citadas pela agência Lusa, nasceu em Lisboa, em 15 de Dezembro de 1954, tendo frequentado a Faculdade de Medicina de Lisboa.

Admitido na então Radiotelevisão Portuguesa (RTP) em 1974, foi enviado especial a diversos países até 1980, vindo a integrar o grupo de fundadores da TDM – Teledifusão de Macau, onde se manteve até ao Verão de 1989 e onde foi director-geral.

Regressando à RTP, foi chefe de Redacção e apresentador do Telejornal até ao início de 1990, vindo a exercer, entre 200 e 2004, as funções de chefe da delegação de Cabo Verde da RTP África.

A carreira de jornalista foi interrompida entre 1990 e 2000, com vários cargos de assessoria junto do Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, membro da Missão temporária de Portugal no Processo de Paz de Angola e conselheiro na Missão Permanente de Portugal nas Nações Unidas em Nova Iorque.

Em 2004, assumiu as funções de assessor da Administração da Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL) e, entre Setembro de 2001 e Maio de 2012, assessor pessoal e diplomático do Presidente da República de Timor-Leste de então, José Ramos Horta. A última de várias distinções que recebeu deveu-se aos serviços prestados a Timor-Leste.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão e sócio do SJ agora desaparecido.

Partilhe