Na morte de Jorge Perestrelo

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do locutor e relator desportivo Jorge Perestrelo, na noite de 6 de Maio, vítima de enfarte de miocárdio.

Jorge Perestrelo nasceu no Lobito, Angola, há 56 anos. Foi ali que começou a sua carreira, no Rádio Clube da cidade, que prosseguiu no Rádio Clube do Mochico e na Rádio Comercial Sá da Bandeira.

Em 1975, com o processo de descolonização, foi para o Brasil e dois anos depois veio para Portugal, onde trabalhou no Rádio Clube Português, na Rádio Comercial, na TSF e na SIC.

Jorge Perestrelo desenvolveu um estilo muito pessoal de relato futebolístico, que marcou uma época na rádio portuguesa embora não recolhesse a unanimidade de opiniões favoráveis.

O locutor desportivo fez o seu último relato no dia 5, à noite, para a TSF, na cobertura do jogo da meia-final da Taça UEFA entre o AZ Alkmaar e o Sporting, na Holanda.

Ao final da tarde de 6 de Maio, Jorge Perestrelo foi hospitalizado no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, queixando-se de dores no peito. Verificada a existência de lesões coronárias graves foi submetido a uma angioplastia, operação durante a qual teve uma paragem cardíaca irreversível.

O corpo do locutor está a partir das 17 horas de segunda-feira, 9 de Maio, na igreja de S. João, na Praça de Londres, em Lisboa. O funeral sairá da igreja às 12 horas do dia seguinte para o cemitério dos Olivais, onde o corpo será cremado.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do profissional da comunicação agora desaparecido.

Partilhe