Na morte de João Casimiro Aguiar

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do jornalista e escritor João Casimiro Aguiar, ocorrido a 3 de Junho de 2010.

João Casimiro Aguiar nasceu em Lisboa, em 1943. Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, trabalhou em diversos órgãos de comunicação social, desde “A Luta”, “Diário de Notícias”, “Diário Popular”, “TV Guia”, revista “Sábado”, “TVMais”, para além de colaborar em programas de rádio e de televisão.

Aos 40 anos iniciou-se na carreira literária com o romance A Voz dos Deuses (1984), um dos livros mais vendidos em Portugal nos últimos anos. Seguiram-se O Homem sem Nome, O Trono do Altíssimo, O canto dos Fantasmas, Os Comedores de Pérolas, A Hora de Sertório, A Encomendação das Almas, O Navegador Solitário, Inês de Portugal, O Dragão de Fumo, A Catedral Verde, Diálogo das Compensadas, Uma Deusa na Bruma, O Sétimo Herói, O Jardim das Delícias, Lapedo – Uma Criança no Vale, e O Priorado do Cifrão. João Aguiar é também autor de três colecções juvenis: O Bando dos Quatro, Pedro & Companhia e Sebastião e os Mundos Secretos.

Apesar da intensa actividade literária sempre se considerou um jornalista. Era sócio do SJ desde 1976.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do camarada de profissão agora desaparecido.

Partilhe