Na morte de Helena Sanches Osório

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento com profundo pesar da morte da jornalista Helena Sanches Osório, ocorrida a 4 de Agosto.

Helena Sanches Osório iniciou a sua carreira no “Diário de Notícias”, em 1980, mas foi principalmente em “O Independente” – onde chegou a assumir o cargo de directora-adjunta – que se destacou como jornalista de investigação. Entre os vários casos polémicos que divulgou naquele semanário contam-se a alegada fuga ao fisco do então ministro das Finanças, Miguel Cadilhe; o caso Costa Freire; as acusações à UGT de fuga ao fisco e desvio de verbas, e o caso do fax de Macau.

Helena Sanches Osório esteve ainda em destaque por ter acusado um ministro de receber 120 mil contos por alterar uma vírgula numa lei, facto que a levou a comparecer numa comissão parlamentar de inquérito, onde se recusou a revelar a identidade do governante em causa.

A jornalista saiu de “O Independente” incompatibilizada com o então director, Paulo Portas, e ingressou em “A Capital”, onde exerceu as funções de directora entre 1996 e 1999.

Helena Sanches Osório, de 61 anos, deixa ainda o controverso romance “Nana”, publicado em 1999, inspirado no escândalo que levou à queda da então ministra da Saúde, Leonor Beleza, bem como uma biogradia de Adelino da Palma Carlos, o primeiro chefe de governo do pós-25 de Abril.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas manifesta os seus sentidos pêsames aos familiares e amigos da camarada de trabalho agora desaparecida.

Partilhe