Na morte de Fialho Gouveia

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do apresentador de televisão Fialho Gouveia, ocorrido na manhã de 2 de Outubro de 2004, na Hospital da Universidade de Coimbra.

Hospitalizado em 24 de Agosto, na sequência de uma infecção bacteriana que lhe afectou os sistemas circulatório e respiratório, Fialho Gouveia nunca recuperou, apesar de os relatórios médicos darem conta de “algumas melhorias”. Faleceu vítima de “doença cardiovascular com falência multiorgânica”, segundo informação clínica.

José Manuel Bastos Fialho Gouveia nasceu no Montijo, em Abril de 1935. Iniciou a sua carreira na Rádio Universidade e foi um dos pioneiros da RTP, onde trabalhou activamente até à década de 90.

Fialho Gouveia foi um dos rostos mais populares da televisão em Portugal, onde teve uma intensa e diversificada actividade. O seu nome ficará ligado a inúmeros programas, o mais emblemático dos quais será o talk-show Zip-Zip.

O corpo de Fialho Gouveia estará em câmara ardente na Basílica da Estrela, em Lisboa, donde sairá o funeral, pelas 15 horas do dia 3 de Outubro, para o cemitério dos Olivais, onde será cremado.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Fialho Gouveia.

Partilhe