Na morte de Fernando Magalhães

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) tomou conhecimento com profundo pesar do falecimento do crítico de música do “Público”, Fernando Magalhães, ocorrido a 16 de Maio, na sequência de uma paragem cardíaca.

Nascido a 5 de Fevereiro de 1955, Fernando Magalhães licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Lisboa, tendo leccionado em várias escolas do ensino secundário e colaborado com os semanários “Blitz” e “O Independente” até à sua entrada para os quadros do “Público”, em Março de 1990, como crítico musical.

Ainda nos anos 80, foi responsável por um programa na Rádio Universidade Tejo (RUT), onde divulgava música experimentalista, enquanto trabalhava na Controverso, loja de música então existente no Bairro Alto, em Lisboa.

Fernando Magalhães ajudou ainda a divulgar a música rock dos anos 70, a música popular portuguesa, a corrente electrónica portuguesa, a world music, o fado, a música folk e o jazz, actividade que lhe granjeou o reconhecimento público. Foi júri de vários concursos de atribuição de prémios de música, como o Prémio José Afonso, da Câmara Municipal da Amadora, de que fazia parte desde 1994.

A Direcção do SJ apresenta as mais sentidas condolências aos familiares e amigos do profissional da comunicação agora desaparecido.

Partilhe