Na morte de Adelino Cardoso

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas tomou conhecimento, com profundo pesar, da morte do jornalista Adelino Cardoso, antigo presidente suplente da Direcção e colaborador do SJ e membro do Conselho de Imprensa, ocorrida hoje, 13 de Julho, em Lisboa, aos 80 anos de idade, em consequência de problemas cardíacos.

Adelino Cardoso, sócio nº 40 do Sindicato dos Jornalistas (SJ), encontrava-se internado há mais de uma semana, com problemas de saúde, no Hospital de S. Francisco Xavier, onde faleceu cerca das 12 horas de hoje.

Nascido no Porto em 17 de Abril de 1934, iniciou a profissão em 1958 no “República”, onde esteve até 1965, ano em que foi admitido no “Diário Popular”. Em 1989 transitou para o “Diário de Lisboa” onde permaneceu até ao encerramento do título em Novembro de 1990.

Reformou-se em 1994, passando a colaborar com o semanário “Expresso” e com outras publicações.

Na sua carreira profissional, Adelino Cardoso destacou-se especialmente como repórter parlamentar, ainda antes do 25 de Abril, tendo acompanhado o surgimento e as intervenções da chamada “Ala Liberal” na Assembleia Nacional, tendo prosseguido nessa missão depois da Revolução de 1974.

Em 1970, integrou a Comissão da Lei de Imprensa criada em Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Jornalistas para promover o debate, entre a classe, de um projecto alternativo ao do Governo.

Após o 25 de Abril, colaborou activamente com o Sindicato dos Jornalistas designadamente na preparação das contribuições da organização de classe para a elaboração da Lei de Imprensa.

Jornalista empenhado nas causas do Jornalismo livre, Adelino Cardoso foi também membro do Conselho de Imprensa entre 1983 e 1985, em representação dos jornalistas, chegando a ser vice-presidente em 1985.

Tendo sido presidente substituto da Direcção no mandato 1989/90, Adelino Cardoso colaborou activamente com o SJ no início dos anos 1990, designadamente na realização de estudos de apoio à Direcção.

De entre os estudos realizados, destaca-se a análise comparada sobre a emissão de carteiras profissionais na Europa, que veio a dar suporte à defesa, pelo SJ, do modelo que esteve na origem da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

Adelino Cardoso foi também membro dos órgãos sociais do Clube de Jornalistas e jurado dos Prémios Gazeta.

O corpo do nosso camarada deverá ficar em câmara ardente, a partir das 15 horas de amanhã, na capela mortuária do Mosteiro dos Jerónimos, de onde parte às 14 horas de amanhã, terça-feira, para o cemitérios dos Olivais.

A Direcção do Sindicato dos Jornalistas apresenta as mais sentidas condolências à filha, Mónica Cardoso, e amigos do camarada de profissão e antigo dirigente agora desaparecido.

(Notícia actualizada em 14/7/2014, 13h00)

Partilhe