O jornal “Notícias da Amadora” (NA) entregou na Assembleia da República um abaixo-assinado, com cerca de 700 assinaturas, pedindo a interpelação do presidente da Câmara Municipal da Amadora, que acusa de perseguição censória de carácter económico ao jornal.
O director do NA, Orlando César, e uma delegação da Associação de Amigos do jornal foi recebida na Subcomissão de Direitos Fundamentais e Comunicação Social pelos deputados Teresa Diniz e Pedro Quartin Graça.
Os deputados assumiram o compromisso de averiguar se há efectivamente discriminação na colocação de publicidade por parte da Câmara Municipal da Amadora, admitindo que uma vez que existem dois jornais no concelho não se justifica que um deles seja marginalizado pela autarquia.
A situação denunciada no abaixo-assinado do NA repete-se noutros concelhos, onde as autarquias e os organismos do Estado excluem alguns meios de informação da colocação de publicidade, numa clara atitude de censura económica que viola princípios constitucionais e constitui uma afronta à liberdade e imprensa e ao pluralismo na informação.