Museu Nacional da Imprensa com exposições no Brasil

A partir de dia 26, o Museu Nacional da Imprensa (MNI) terá patentes no 37.º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, no estado brasileiro de São Paulo, duas exposições: uma com o melhor das “Crises” do XI PortoCartoon-World Festival e outra com um painel do artista brasileiro Spacca, evocando Bartolomeu de Gusmão e feita expressamente para a edição deste ano do PortoCartoon.

A apresentação destes trabalhos integra-se no protocolo assinado entre o MNI e a Prefeitura de Piracicaba em 2005, para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas na área do desenho de humor, inserindo-se ainda na linha de internacionalização do PortoCartoon, cujas mostras já estiveram patentes em países como Argentina, Brasil, Espanha, França e México.

A exposição “Crises” é composta por meia centena de trabalhos apresentados na edição de 2009 do PortoCartoon e pretende alertar, com humor, para a crise mundial que se vive e que se faz sentir em quase todos os países.

Quanto ao trabalho de Spacca – evocando o “padre voador” que, há 300 anos, fez subir em Lisboa o seu aeróstato –, é uma réplica do grande painel que está patente, desde Junho, na estação de Metro de Faria Guimarães, no Porto.

Além das mostras, o MNI está representado no Salão de Piracicaba através do seu director, Luís Humberto Marcos, que desempenha as funções de presidente do júri internacional que irá escolher quais os vencedores de entre os mais de 1700 trabalhos a concurso em Piracicaba.

Partilhe