Museu da Imprensa mostra “O 11 de Setembro na Imprensa Mundial”

O Museu Nacional da Imprensa (MNI) inaugura, na noite de 10 de Setembro, a exposição “O 11 de Setembro na Imprensa Mundial”, que estará patente, em simultâneo, nas instalações do Museu no Porto e no núcleo de Celorico de Basto.

A mostra – aberta ao público até 30 de Setembro – apresenta dezenas de jornais e revistas de vários países, privilegiando as edições de 11 e 12 de Setembro de 2001, mas sem deixar de apresentar edições de 2002 e 2003.

Além da evocação do 11 de Setembro, esta exposição revela a dimensão estética da informação e permite a comparação de modelos gráficos da imprensa mundial, demonstrando que os mais influentes jornais europeus foram graficamente mais inovadores do que os jornais de referência dos Estados Unidos.

A mostra termina com uma reflexão humorística do cartunista António, que se interroga sobre o principal acusado do ataque terrorista de 2001: Onde está Bin Laden?

Além das instalações do MNI, abertas todos os dias das 15 às 20 horas, a exposição poderá ser apreciada em extensões colocadas em lugares públicos do Porto e de Gaia: o restaurante Chez Lapin, na Ribeira; o Café Progresso, no Largo Moinho de Vento; a Livraria Lello; a Estação de Campanhã; e vários locais no Cais de Gaia.

Partilhe