Murdoch contra planos da Biblioteca Britânica para digitalizar jornais

Os planos da Biblioteca Britânica para digitalizar a sua colecção de jornais foram contestados por James Murdoch, filho do magnata da imprensa Rupert Murdoch e CEO da News Corporation para a Europa e Ásia, para quem os organismos públicos não devem decidir a forma como o material com direitos de autor é explorado para ganho comercial.

A Biblioteca Britânica anunciou recentemente planos para digitalizar mais de 40 milhões de páginas da sua colecção de jornais, que inclui cerca de 52 mil títulos publicados desde o século XVIII, e disponibilizá-los online como serviço pago.

Segundo o empresário, ao distribuir a custo quase zero o material que os editores produziram originalmente e entregaram à Biblioteca por obrigação legal, o sector público prejudica o mercado, pois dificulta a comercialização dos conteúdos dos arquivos dos jornais por parte das empresas que os detêm.

Falando durante as comemorações do 300.º aniversário do Estatuto de Anne, que criou a lei dos direitos de autor no Reino Unido, James Murdoch confirmou que está em conversações com Eric Schmidt, da Google, para tentar encontrar a melhor forma de o motor de busca recompensar a News International pela agregação do seu conteúdo noticioso.

Comentou ainda o impacto que a pirataria online tem tido nas indústrias criativas e destacou a necessidade de “redescobrir algo que deveria ser óbvio: a importância de dar o valor devido ao esforço criativo”, fazendo aplicar no universo da Internet as ferramentas legais em vigor fora do mundo digital.

Partilhe