Multa milionária contra grupo de comunicação turco

As autoridades fiscais turcas decidiram, a 17 de Fevereiro, impor uma multa de 850 milhões de liras turcas (mais de 390 milhões de euros) ao grupo de comunicação Dogan, por atrasos em pagamentos relacionados com vendas de alguns bens da empresa. O grupo recusa qualquer conduta menos própria e planeia recorrer da multa.

O Instituto Internacional de Imprensa (IPI) considerou preocupante que a multa tenha ocorrido a tão pouco tempo das eleições locais, marcadas para Março, e que se siga a ataques verbais do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan aos jornais do grupo Dogan, que têm vindo a publicar notícias sobre o alegado envolvimento de aliados políticos de Erdogan em casos de corrupção.

“O timing e o valor sem precedentes da multa fiscal levanta sérias preocupações de que as autoridades estejam a passar da retórica para o uso do aparelho de estado para intimidar os média”, disse David Dadge, presidente do IPI, secundando um comunicado do comité nacional do IPI na Turquia, para o qual a atitude das autoridades “não visa punir uma irregularidade fiscal, mas antes liquidar o maior grupo de média do país”.

Partilhe