Mulheres dominam III Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu

As jornalistas Maria João Guimarães, do “Público”, Mafalda Gameiro, da RTP, e Sónia Sousa, da Antena Minho, viram as suas reportagens premiadas pela qualidade jornalística e pela promoção de um melhor conhecimento da União Europeia pelos cidadãos.

Na III edição do Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu, o júri nacional – composto por Fernando Cascais (director do Cenjor), Adriana Niemeyer (presidente da AIEP), Rosária Rato (vice-presidente do SJ) e Joana Ramada Curto (secretária-geral da API) – escolheu os três vencedores portugueses nas áreas da imprensa, televisão e Rádio.

O galardão de imprensa coube à reportagem “Eurodeputados: As leis deles mudam a nossa vida”. Em televisão, Mafalda Gameiro convenceu o júri com uma investigação jornalística que liga as questões europeias ao dia-a-dia das pessoas.

Por fim, em rádio foi Sónia Sousa, da Antena Minho, que se destacou pela “capacidade de ligação entre a região e a UE, através da divulgação do que é o trabalho de um eurodeputado” na peça que fez inserida no programa “Espaço Reportagem”.

Os trabalhos portugueses irão agora concorrer com os vencedores dos restantes 26 Estados-membros da UE e o vencedor europeu de cada uma das áreas será conhecido em Setembro, recebendo cinco mil euros de prémio, a serem entregues em Outubro em Bruxelas.

Partilhe