Mostra de guaches e aguarelas de José de Lemos

A exposição “O Riso Amarelo”, composta por guaches e aguarelas de José de Lemos, ilustrador do “Diário Popular”, é inaugurada sábado, 3 de Junho, pelas 15 horas, na Galeria de São Bento, em Lisboa.

A mostra, cuja entrada é livre e que estará patente até 31 de Julho, conta com quadros de um período que vai do final dos anos 60 aos últimos anos da década de 80.

Nascido em 1910 e falecido em 1995, José de Lemos – que se tornou conhecido do grande público através de uma rubrica homónima desta mostra – teve, enquanto ilustrador, uma colaboração dispersa por quase todos os jornais e revistas portugueses e brasileiros da sua época. É notória a acutilância e mordacidade dos seus desenhos, críticos da sociedade portuguesa que, a seu ver, era impiedosa com os fracos e demasiado permissiva com os poderosos.

Além de se dedicar à ilustração, José de Lemos foi director da página infantil do “Diário Popular”, onde também publicou contos, e conquistou, em 1945, o Prémio Maria Amália Vaz de Carvalho, atribuído pelo Serviço Nacional de Informação (SNI) a obras de literatura infantil.

Partilhe