Morreu Mário Contumélias, antigo presidente do Sindicato

Jornalista e escritor, foi o primeiro eleito para o cargo após o 25 de abril. Funeral realiza-se este sábado, às 13h00, no cemitério do Alto de São João.

O jornalista e escritor Mário Contumélias, nascido em Setúbal, a 3 de junho de 1948 e primeiro a ser eleito para o cargo de presidente do Sindicato após o 25 de abril, missão que desempenhou entre 1975 e 1976, morreu ontem em casa, aos 68 anos, vítima de doença prolongada, segundo revelou fonte familiar à Agência Lusa.

No seu percurso jornalístico, Contumélias começou no jornal O Século, seguiu para o Diário de Notícias e ali chegou a Grande Repórter, tendo ainda sido chefe de redação no Correio da Manhã e integrado a equipa fundadora na segunda fase do jornal O Século.

Multifacetado, Mário Contumélias também escreveu canções – como por exemplo “O Areias é um Camelo” – e foi finalista por seis vezes no Festival da Canção. José Cid, Florência, Teresa Silva Carvalho, Bric-à-Brac, Broa de Mel, Manuel José Soares ou Zélia foram algumas das vozes dos temas que escreveu.

Sociólogo, investigador e pedagogo, Contumélias licenciou-se em Antropologia Social no ISCTE, doutorando-se em Sociologia da Cultura e da Comunicação em 2009 com a tese “Uma aldeia na cidade: Telheiras, o que é hoje e como se produz um bairro”. Ensinou Jornalismo, foi assessor técnico de formação e coordenador pedagógico no CENJOR ao longo de duas décadas, fundando ainda várias firmas de comunicação. Autor de quase três dezenas de livros, dividiu a atividade literária por campos como jornalismo, literatura infantil, ficção, poesia ou investigação sociológica.

O velório está a decorrer na Igreja do Campo Grande, onde se realizará também a missa de corpo presente (12h45 deste sábado). O funeral parte no sábado, às 13h00, rumo ao cemitério do Alto de São João, onde terá lugar a cremação (14h00).

Partilhe