Morreu Luís Andrade de Sá

Jornalista da Agência Lusa desde o ano 2000, onde chegou a chefe de redação, fora também correspondente de vários órgãos de comunicação social em Macau, tendo escrito vários livros sobre o território.

Luís Andrade de Sá, jornalista da Agência Lusa desde 2000 e sócio número 1607 do Sindicato dos Jornalistas, morreu ontem à noite, aos 58 anos, vítima de doença prolongada.

Luís Manuel Andrade de Sá nasceu em São Julião (Setúbal), a 31 de dezembro de 1958, começando o percurso como jornalista em 1984. Durante muito tempo foi em Macau que exerceu a profissão – para media de caráter local e ainda como correspondente de diversos órgãos de comunicação portugueses. Escreveria, aliás, diversas obras sobre o território como “A aviação em Macau: um século de aventuras”, “The boys from Macau”, “Hotel Bela Vista” ou “A memória na bagagem”.

Em setembro de 2000 entrou na Agência Lusa, tornando-se editor adjunto da secção Nacional em janeiro de 2001, função que desempenhou até março de 2003. De fevereiro de 2004 a outubro de 2007 chefiou a delegação de Maputo, regressando a Portugal neste último ano com a incumbência de ser editor da Lusofonia, algo que aconteceu até ao fim desse mês de outubro. No mês seguinte foi promovido a chefe de redação, missão cumprida até fevereiro de 2011. Voltaria a Maputo em março, tornando a liderar a delegação local até maio de 2014.

O velório realiza-se amanhã, dia 28, a partir das 10h00, na Capela de S. João de Deus, na Praça de Londres, em Lisboa. O funeral será na sexta-feira no crematório dos Olivais.

Partilhe