Morreu Helena Marques

A jornalista e escritora Helena Marques morreu ontem, segunda-feira, aos 85 anos.

Helena Marques nasceu em Carcavelos, em 1935, numa família de origens madeirenses.

Jornalista durante trinta e seis anos, iniciou a sua carreira no Diário de Notícias do Funchal e terminou-a no Diário de Notícias de Lisboa, onde foi diretora-adjunta (1986-1992). Foi também redatora de vários outros diários, nomeadamente A Capital, República e A Luta.

Associada n.º 33  do Sindicato dos Jornalistas, integrou o Conselho Deontológico e a Assembleia Geral em vários mandatos.

Publicou o seu primeiro livro, O Último Cais, em 1992. Muito aclamado, recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa.

Seguiram-se os romances A Deusa Sentada (1994), Terceiras Pessoas (1998) e Os Íbis Vermelhos da Guiana (2002), e o livro de contos Ilhas Contadas (2007). O Bazar Alemão (2010) é o seu mais recente livro.

Em 2013 foi-lhe atribuído o Prémio Gazeta de Mérito.

Era mãe do editor Francisco Camacho, do grupo Leya, do jornalista Pedro Camacho, ex-diretor de Informação e atual diretor de Inovação e Novos Projetos da agência Lusa, e do antigo jornalista Paulo Camacho.

Partilhe