Morreu Fernando Martins, ex-dirigente do SJ e antigo diretor-adjunto do JN

Fernando Martins, antigo diretor-adjunto do “Jornal de Notícias” e vogal da direção do Sindicato dos Jornalistas, morreu no sábado, no Porto. Tinha 84 anos, 60 de associado do SJ.

Associado do Sindicato dos Jornalistas desde 1964, atualmente sócio número 88, Fernando Martins foi vogal da direção do SJ presidida por Cáceres Monteiro, nos anos de 1977/78. Foi ainda dirigente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e sócio fundador do Observatório de Imprensa. Faz também parte dos órgãos sociais da Associação do Museu Nacional da Imprensa e Artes Gráficas desde a fundação e foi vice-presidente do Centro de Formação de Jornalistas, de que foi formador.

Fernando Martins iniciou a carreira de jornalista em 1963, na delegação do Porto do jornal “O Século”. Alguns meses depois, mudou-se para o “Jornal de Notícias”, onde trabalharia durante 40 anos. Foi repórter, redator, editor e chefe de redação, e diretor-adjunto durante 12 anos, em dois períodos diferentes. O primeiro, em 1980, com Alberto Carvalho, e depois com Freitas Cruz e Frederico Martins Mendes, entre 1991 e 2001, quando assumiu funções de provedor do leitor.

Num longo percurso, Fernando Martins foi o principal impulsionador do JN Online.  Uma “paternidade” que partilhou com os responsáveis técnicos da empresa, Gabriel Campos e o adjunto deste, Carlos Matos, para fazer nascer o primeiro diário digital de Portugal, em 1995.

Segundo uma autobiografia online, corroborada por antigos companheiros, Fernando Martins colaborou ainda com outros jornais e revistas, nacionais e estrangeiros, fez Rádio e Televisão (Programa Yo-Yo, que sucedeu ao Zip-Zip, Teleforum e diversos outros de produção própria). Foi ainda correspondente das agências noticiosas ANSA (Itália) e The Associated Press (EUA).

Fernando Manuel da Silva Martins nasceu no Porto, na freguesia de Massarelos, a 23 de Julho de 1940 (84 anos). Filho de Joaquina da Silva Coelho e de Fernando Martins, foi casado com Olga Vasconcelos também ex-jornalista do JN, falecida em 2023. O casal teve cinco filhos.

Ao fim da manhã desta segunda-feira não havia ainda informação sobre a hora do velório, que será na igreja do Foco, ou da data do funeral. À família e ao JN, o Sindicato dos Jornalistas envia sentidas condolências.

Partilhe