Ministro malgaxe encerra rádio

O ministro das Comunicações de Madagáscar, Clermont Gervais Mahazaka, ordenou o encerramento da Radio Say, a 28 de Junho, por “difusão de notícias falsas, difamação e insultos contra o porta-voz da Assembleia Nacional e um membro do governo, e quebra das condições de funcionamento”.

O encerramento ocorreu após a visita de uma delegação governamental à cidade de Tulear, onde está sediada a rádio, para investigar um ataque de granada, ocorrido a 25 de Junho e que provocou um morto e cerca de trinta feridos.

Sem apresentar quaisquer provas que relacionassem o ataque com as actividades da estação, Clermont Gervais Mahazaka decidiu encerrar a Radio Say até ordem em contrário, o que poderá demorar bastante tempo, pois a Radio Sava foi encerrada pelo ministro em Fevereiro deste ano e continua por reabrir.

Segundo a Repórteres Sem Fronteiras (RSF), razões políticas podem estar por detrás destas acções, pois a Radio Say é propriedade de um antigo ministro que é sócio de Didier Ratsiraka, presidente de Madagáscar de 1975 a 1993 e de 1995 a 2002, enquanto a Radio Sava pertence a Pety Rakotoniaina, autarca e ex-apoiante de Marc Ravalomanana, actual governante malgaxe.

Partilhe