Meia centena de jornalistas detidos no Nepal

A polícia nepalesa prendeu cerca de 50 jornalistas, incluindo o presidente, o vice-presidente, o secretário-geral e o secretário da Federação de Jornalistas Nepaleses (FNJ), durante uma manifestação pacífica e pró-democrática em Katmandu, capital do Nepal.

Os quatro sindicalistas – Bishnu Nisthuri, Shiva Gaule, Mahendra Bista e Balaram Baniya – participavam no protesto promovido pela FNJ para exigir que o rei Gyanendra aceite a decisão do Supremo Tribunal que considera ilegal o encerramento do centro de imprensa Communications Corner.

O encerramento do centro, que fornece programas para dezenas de estações em todo o país, foi decretado a 27 de Maio pelo ministro da Informação e Comunicações.

A marcha pacífica foi mais um dos muitos protestos promovidos pelos jornalistas contra as medidas restritivas de divulgação noticiosa impostas pelo rei a pretexto do combate à acção de grupos rebeldes. Noutra iniciativa recente, levada a cabo a 7 de Junho em Biratnagar, a segunda maior cidade do país, jornalistas leram boletins noticiosos de 15 minutos com altifalantes.

Condenando a detenção dos 50 jornalistas em Katmandu, o director do Instituto Internacional de Imprensa (IPI), Johann P. Fritz, sublinhou que estas prisões são reveladoras da “deterioração da situação no país” e apelou ao rei para pôr fim às restrições “que já conduziram ao despedimento de 2000 jornalistas”.

Partilhe