Média paquistaneses não cumprem a lei

Organizações de jornalistas e para a liberdade de imprensa asiáticas instam o governo paquistanês a pressionar os patrões da imprensa para que procedam aos aumentos salariais devidos aos jornalistas.

A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) e a sua associada paquistanesa, a Pakistan Federal Union of Journalists (PFUJ), pediram ao governo do Paquistão para que não faça publicidade nos jornais até que os editores implementem a Seventh Wage Board Decision, uma decisão legal relativa a salários acordada há três anos, em 8 de Outubro de 2001.

A carta de protesto, enviada ao governo, à All Pakistan Newspaper Society (APNS) e ao Council of Pakistan Newspaper Editors (CPNE), sublinha que “os jornalistas necessitam de salários decentes, até para exercerem um jornalismo de qualidade” e que “enquanto os jornalistas trabalharem em condições de pobreza, nunca existirá realmente imprensa independente no país”.

Actualmente, os jornalistas paquistaneses trabalham em condições extremamente difíceis, sem contrato ou com vínculos precários e sem qualquer segurança laboral, apesar das empresas proprietárias de jornais estarem a receber apoios estatais, nomeadamente a nível fiscal e publicitário.

Partilhe