Média independentes da Bielorússia ameaçados

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) apelou, a 19 de Setembro, às autoridades da Bielorússia para que ponham fim à destruição sistemática dos órgãos de comunicação independentes.

O apelo da RSF, que se afirma seriamente preocupada com a liberdade de imprensa no país, surge após um protesto da Associação de Jornalistas da Bielorúsia chamando a atenção para os jornais independentes que têm vindo a ser obrigados a cessar a sua actividade.

Segundo a RSF, regista-se em 2003 um ataque sem precedentes aos média bielorussos, e há pelo menos dez títulos suspensos, impedidos de publicar ou que viram recusada a possibilidade de registo.

A mesma organização acrescenta que uma burocracia arrasadora e diversas manobras absurdas têm vindo a ser postas em prática para impedir a chegada às bancas dos jornais que recusam divulgar propaganda do regime presidencial de Alexander Lukashenko.

As autoridades da Bielorússia têm também visado as organizações que financiam os jornais, como a IREX/Promedia ou a Internews, privando-as de computadores e de documentação vital para o exercício do jornalismo.

Partilhe