Media com acesso barrado na capital do Saara Ocidental

Os órgãos de comunicação social viram impedido o acesso ao local dos conflitos em El Aaiún, capital do Saara Ocidental, no início do mês, aponta o grupo parlamentar do PS num voto de protesto aprovado na Assembleia da República a 26 de Novembro.

“Os acidentes ocorridos nos arredores de El Aaiún são lamentáveis, tanto os confrontos e agressões como a posterior recusa de acesso de alguns órgãos de comunicação social à zona dos conflitos”, assinala o documento, proposto pelo deputado Paulo Pisco e aprovado por unanimidade de todas as bancadas.

Os parlamentares solicitam também que seja apoiada a proposta do Conselho de Segurança e do Parlamento Europeu de pedir às Nações Unidas que elabore uma investigação que permita esclarecer, “de forma correcta e objectiva”, todos os acontecimentos relacionados com a destruição do acampamento saarauí.

Os confrontos tiveram lugar a 8 de Novembro, na sequência do desmantelamento, por forças marroquinas, do acampamento de Gdaim Izik, próximo de El Ayun/El Aaiún.

No acampamento, iniciado a 9 de Outubro, estavam instalados cerca de 25 mil saarauís em protesto pela degradação das suas condições de vida, a falta de trabalho e de habitação.

Partilhe